Notícias


    Agência de migração da ONU lembra 65 anos com atividades em 70 países, incluindo Brasil
    07/12/2016
    Organização Internacional para as Migrações (OIM), agência recentemente integrada ao Sistema das Nações Unidas, marcou seu aniversário de 65 anos com um festival global de filmes sobre migração. A iniciativa contou com atividades em cerca de 70 países, incluindo uma exibição em Brasília da premiada animação brasileira “O Menino e o Mundo”.


    Ativista trans luta contra a discriminação em El Salvador
    07/12/2016
    Em 1992, a ativista trans Karla Avelar, de El Salvador, ainda era uma adolescente quando foi vítima de uma tentativa de assassinato. Homicídios fracassados se repetiriam em 2008 e 2012. Hoje, com 38 anos, a sobrevivente luta para proteger a si mesma e outras pessoas LGBTI que vivem num país com altos índices de violência provocada por gangues criminosas.


    ‘Australianos têm um papel a desempenhar na eliminação do racismo e xenofobia’, diz especialista
    07/12/2016
    Segundo relator da ONU sobre o racismo, povos indígenas, migrantes, negros, refugiados e requerentes de asilo sofrem especialmente com a discriminação na Austrália, incluindo a seletividade no sistema de justiça.


    Programa Mais Médicos aumentou cobertura e qualidade dos serviços de saúde, revela OPAS
    07/12/2016
    Estudos da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) revelam que benefícios trazidos pelo Programa Mais Médicos incluem o aumento de procedimentos clínicos, consultas e atendimentos domiciliares e também a inclusão social de pessoas em situações de vulnerabilidade.


    Seminário internacional discute boas práticas em gestão de paisagens e parques
    07/12/2016
    Com apoio da UNESCO, evento apresenta casos de boas práticas na gestão do patrimônio cultural e nas políticas públicas relacionadas ao tratamento da paisagem cultural, de parques históricos e culturais. Território das Missões Jesuíticas dos Guarani, no Rio Grande do Sul, foi escolhido como sede de encontro.


    Rede solidária de voluntários atende refugiados e migrantes entre Guatemala e México
    07/12/2016
    Na fronteira de mil quilômetros que separa a Guatemala do México está El Ceibo, uma pequena comunidade onde, a cada dia, transitam muitos refugiados e migrantes. Organização é parceira da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR).


    UNAIDS lembra importância de financiar resposta à AIDS adequadamente
    07/12/2016
    Em discurso na 39ª reunião da Junta de Coordenação do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), em Genebra, o diretor-executivo da entidade, Michel Sidibé, falou sobre a necessidade de financiar adequadamente a resposta à doença no mundo, com o objetivo de pôr fim à epidemia até 2030.


    VÍDEO EXCLUSIVO: As violações no sistema prisional brasileiro
    07/12/2016
    Na contramão da tendência mundial de redução do número de pessoas em privação de liberdade, o Brasil aumenta, a cada ano, 7% a sua população carcerária. O país já é o quarto no ranking global de encarceramento. Na semana do Dia Internacional dos Direitos Humanos – 10 de dezembro –, o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) apresenta um especial sobre abusos no sistema prisional brasileiro, como o encarceramento de inocentes, superlotação, maus-tratos e tortura.


    ONU pede que governos reconheçam pessoas que fogem de países em guerra como refugiados
    07/12/2016
    Novas diretrizes da Agência da ONU para Refugiados, ACNUR, querem ampliar reconhecimento de pessoas fugindo de conflitos, que a cada ano bate novos recordes.


    Relator da ONU alerta para tortura ‘generalizada’ após tentativa de golpe na Turquia
    07/12/2016
    “Os decretos de emergência que prorrogam a custódia inicial sem revisão judicial para 30 dias, com a negação do acesso a um advogado por até cinco dias, são muito preocupantes”, disse Nils Melzer.


    Abrigo público para solicitantes de refúgio e migrantes em São Paulo recebe homenagem no STF
    07/12/2016
    Casa de Passagem Terra Nova, abrigo público que acolhe e dá assistência a refugiados e migrantes em São Paulo, foi homenageada na terça-feira (6) em Brasília, durante a 13ª edição do Prêmio Innovare, promovido pelo Poder Judiciário brasileiro. Iniciativa, que oferece atendimento jurídico, serviços e moradia por um período de até 50 dias, ficou entre as finalistas da premiação.


    Violência no Sudão do Sul pode provocar genocídio e ‘limpeza étnica,’ alertam especialistas
    07/12/2016
    'Limpeza étnica' já está em curso no Sudão do Sul e grupos armados utilizam fome, estupros coletivos e pilhagem de vilarejos como estratégias para atingir determinados grupos, alertaram especialistas em direitos humanos da ONU que visitaram o país por dez dias. Abusos sexuais na nação africana atingiram níveis inaceitáveis, disse a comitiva de relatores.


    Escola libanesa leva educação para crianças refugiadas com deficiência auditiva
    06/12/2016
    O sírio Mohammed, de apenais oito anos de idade, entrou pela primeira vez numa sala de aula não em seu país de origem, mas na nação que o acolheu como refugiado, o Líbano. Nascido com uma deficiência auditiva, o menino vive há três anos nos subúrbios de Beirute, onde frequenta um centro de ensino que presta atendimento especializado para meninos e meninas como ele.


    Fórum promovido pela ONU discute internet acessível e inclusiva
    06/12/2016
    Cerca de 3 mil delegados de todo o mundo já estão reunidos para o 11º Fórum de Governança de Internet (IFGF), realizado em Jalisco, México. Com participações online, o Fórum acontece até 9 de dezembro e discutirá os desafios atuais da era digital e como potencializar a internet para garantir igualdade de acesso de oportunidades para todos.


    Programa Mais Médicos fortalece sistema de saúde brasileiro, dizem especialistas
    06/12/2016
    O programa Mais Médicos teve importante contribuição para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro, na opinião de participantes de seminário organizado na segunda-feira (5) pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em Brasília.


    David Beckham pede fim da violência contra crianças em nova campanha do UNICEF
    06/12/2016
    Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), cerca de um bilhão de jovens entre dois e 14 anos são regularmente sujeitos a punição física por seus cuidadores. No ambiente escolar, um terço dos estudantes com idades entre 13 e 15 anos sofrem bullying com frequência. Aproximadamente uma em cada dez meninas com menos de 20 anos — ou 120 milhões de meninas em todo o mundo — já foi vítima de violência sexual. Em nova campanha da agência da ONU, David Beckham convida pessoas a lutarem pelo fim da violência contra crianças.


    ONU Mulheres: setor privado tem papel essencial no combate às desigualdades de gênero
    06/12/2016
    O setor privado tem papel essencial no combate às desigualdades entre homens e mulheres na sociedade e na consolidação de políticas voltadas para a diversidade de gênero, afirmou a representante da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman, durante vídeo-palestra da Plataforma Liderança Sustentável, criada para educar jovens líderes para o tema da sustentabilidade.


    Igualdade de gênero pode aumentar produção agrícola e tirar 150 milhões de pessoas da fome; vídeo
    06/12/2016
    Você sabia que empoderar a mulher rural é um caminho para o fim da fome? Garantindo igualdade de acesso a recursos produtivos, mulheres agricultoras podem produzir de 20% a 30% mais alimentos, o suficiente para tirar 150 milhões de pessoas de situações de insegurança alimentar.


    Especialistas em direitos humanos pedem embargo de armas no Sudão do Sul; vídeo
    06/12/2016
    Guerra civil no Sudão do Sul tem levado ao recrutamento forçado de crianças que atuam como soldados nas fileiras dos grupos armados que lutam pelo poder no país, além de causar outras violações de direitos humanos. Comissão da ONU pede embargo de armas para evitar que situação se deteriore.


    Situação do Sudão do Sul é ‘desoladora e inimaginável’, alerta ator Tom Hiddleston
    05/12/2016
    'É desolador ver que, após três anos, crianças inocentes ainda têm de aguentar a violência do conflito', lamentou o ator britânico e embaixador do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Tom Hiddleston, após visita ao Sudão do Sul. Agência da ONU estima que guerra civil já traumatizou mais de 860 mil jovens do país, que estão vulneráveis a abusos, recrutamento como soldados, fome e perda de contato com os familiares.


Acesse todas as notícias sobre o tema em www.nacoesunidas.org/secao/direitos-humanos